Quais os sinais e sintomas do câncer de próstata?

Anda cansado e com vontade de fazer xixi o tempo todo? Percebeu sangue ao urinar? Desconfia que seja câncer de próstata? Então, confira abaixo sinais e sintomas dessa doença.

A próstata é uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga, à frente do reto, envolvendo uma parte da uretra. A próstata tem como principal papel ser uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir e armazenar parte do fluido seminal.

O que é câncer de próstata?

Dentre todos, o Câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos.

A incidência da doença é tão preocupante que resolveram criar a cada ano a Campanha Novembro Azul, a qual visa conscientizar os homens da importância de realizar exames para detectarem, a tempo, a presença da doença, antes que ela se agrave.

Dentre os principais fatores de risco podemos destacar a idade acima de 50 anos, o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso.

Pesquisas recentes reconheceram a raça negra como um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Infelizmente, em sua fase inicial, o câncer de próstata, geralmente, não apresenta sintomas, por isso, é fundamental após uma certa idade os homens realizarem exames regularmente.

Os primeiros sintomas a serem percebidos são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Vale saber que esses sintomas também aparecem em alguns casos de doenças benignas da próstata, tais como:

  • Hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno da próstata, muito comum em homens com idade superior a 50 anos, ocorrendo naturalmente, devido à idade.
  • Prostatite, que significa uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

Qual o Tratamento Para o Câncer de Próstata?

Antes de falar do tratamento é sempre bom prevenir, e um ótimo suplemento para prevenir doenças relacionadas a próstata é o renovaprost, ele é 100% natural e não tem contra-indicações.

O tratamento irá depender da fase em que for diagnosticado o câncer de próstata, podendo ser indicada a radioterapia, cirurgia, ou mesmo, um tratamento hormonal.

Porém, de qualquer forma, a escolha do tratamento mais adequado é individualizada.

Se o câncer de próstata estiver localizado apenas na próstata, ele pode ser tratado com cirurgia e radioterapia. Já, no caso do câncer ter se espalhado, ou seja, haver metástase, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.

Como foi dito, a escolha do tratamento mais indicado é feita após definidos os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, levando em conta, inclusive, o estágio da doença e condições clínicas do paciente.

Por isso, a importância de chamar a atenção para a doença e para a necessidade da realização dos exames de rotina, evitando, assim, que a doença chegue a um grau mais elevado, e diminuindo as chances de cura.

Dicas para emagrecer depois da gravidez

Leave a Reply

Your email address will not be published / Required fields are marked *